Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

ONDE VOCÊ PERDEU SEU MACHADO?

2 Reis 6:1 a 6

Disseram os discípulos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos contigo é estreito demais para nós. Vamos, pois, até ao Jordão, tomemos de lá, cada um de nós uma viga, e construamos um lugar em que habitemos. Respondeu ele: Ide. Disse um: Serve-te de ires com os teus servos. Ele tornou: Eu irei. E foi com eles. Chegados ao Jordão, cortaram madeira. Sucedeu que, enquanto um deles derribava um tronco, o machado caiu na água; ele gritou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado. Perguntou o homem de Deus: Onde caiu? Mostrou-lhe ele o lugar. Então, Eliseu cortou um pau, e lançou-o ali, e fez flutuar o ferro, e disse: Levanta-o. Estendeu ele a mão e o tomou.



Certa vez uns cientistas que estudavam o comportamento humano contrataram um lenhador e combinaram pagar 15 dólares por hora, o lenhador nem imaginava que aquilo era uma pesquisa cientifica.



Trabalhou por uma semana sendo avaliado pelos supostos patrões, na outra semana o chamaram no escritório e fizeram-lhe a seguinte proposta, pagariam a ele 30 dólares por hora mas ele teria que bater o machado com o lado contrário, o lenhador retrucou dizendo que assim ele não conseguiria derrubar nenhuma árvore, mas os patrões disseram que o que importava era bater, mesmo que nenhuma árvore caísse, ele aceitou mesmo sem entender pois iria ganhar o dobro do seu salário.



Ele trabalho durante três dias ao fim dos quais chegou no escritório e disse que queria voltar a ganhar 15 dólares mas ele teria de ver as árvores caindo no chão, ele precisava ver seu trabalho render.



Tenho visto muitos cristãos desanimados e talvez a principal razão seja a de que estas pessoas não vêm o fruto do trabalho, ouvem falar de milagres, de sinais e maravilhas, contudo não desfrutam daquilo que o Pai tem para suas vidas.



Talvez você tenha batido ultimamente, feito barulho e nada acontece...



Há algo tão profundo neste acontecimento entre o profeta Eliseu, seu discípulo e o machado. Se observarmos á fundo este acontecimento vemos o machado se tornar tão importante que adquire um poder de roubar a paz e o testemunho do discípulo de Eliseu.



Diga: um machado!

Pode parecer algo que não tenha tanto significado, mas o fato é que estava roubando a paz daquele discípulo.



O acontecimento era simples, eles estavam apenas cortando lenha para uma obra.

Deus nunca te dá uma função da qual você não conseguiria cumprir, ela pode até ser difícil, mas nunca será impossível.



Se você estiver fazendo algo para Deus, e o machado cair, fique tranqüilo porque em algum momento, Deus vai fazer o teu achado flutuar!



Mas nesta manhã a sua história vai mudar, pois estou aqui como profeta de Deus para ministrar algo ao seu coração sua vida nunca mais será a mesma, se prepare e receba o que o Pai tem pra você.



Esta história nos ensina algumas lições que podem nos ajudar em nossa caminhada cristã.



Eliseu disse: “O lugar nos é estreito, façamos um maior para habitarmos”. Muitos estão conformados com sua vidinha, casinha, igrejinha, bem apertadinha.



Será que você tem que se conformar com o mesmo emprego a vida toda?

Será que você não pode se ver fazendo algo maior?



A visão de Jabez nos faz refletir, sobre um pensamento mais ousado:



1Cr 4:9-10

“E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus termos ampliares, e a tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja afligido! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”



Eles estavam em uma escola de profetas e a igreja hoje é esta escola.



A igreja é uma escola por isso traga sempre caneta e papel, você veio aqui para aprender a profetizar a palavra de Deus na vida de sua e de seus irmãos, você é um aprendiz de profeta entenda isso, Deus te chamou com um propósito, você é um missionário.



Eles tinham uma visão grande - eles poderiam ter dito está pequeno,mas nos apertamos e está tudo bem, eles poderiam dizer vamos expulsar alguns alunos e teremos mais espaço, mas eles escolheram a melhor opção e isso é serio, será que temos escolhido sempre as melhores opções?



Será que a sua escolha sempre fica com o crescimento ou você prefere recuar?



Se você encontrar dificuldades financeiras para estudar,você vai parar ou vai buscar alternativas para continuar?



Ou você é daquele tipo de pessoa que diz : eu vou investir na vida do meu filho, já que eu não estudei... E as sua realizações, onde ficam?

Será que você será mais um que projeta nos seus filhos as suas realizações?



Eles queriam crescer, infelizmente muitos não entendem a oportunidade que possuem neste lugar esta é uma terra que alimenta os seus sonhos, se você gosta de sonhar você está no lugar certo, mas entenda Deus precisa estar incluído nos seus sonhos.





Sabe quando não cabemos dentro de nós mesmo? Pois é. Estamos crescendo e as estruturas estão ficando pequenas demais.

As roupas já não cabem mais nos bebês. Os sapatos não entram mais nos pés infantis. Na verdade, todo crescimento exige mudança.



É necessário romper o casulo. Deixar de ser girino. Sair do estágio de larva. Trocar de pele. Conseguiram entender? Quando nos sentirmos que não nos cabemos mais, quando nos incomodarmos com toda essa estreita prisão, é hora de mudar.



Is 54:2

“alarga o espaço da tua tenda;estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças;alonga as tuas cordas e firma bem as estacas.

Porque transbordarás para a direita e para a esquerda; a tua posteridade possuíra as nações e fará que povoem as cidades assoladas.



Deus quer te dar visões, esteja atento abre os olhos para que você veja.



Ez 1:1

Aconteceu no trigésimo ano, no quinto dia do quarto mês, que, estando eu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus.



Eles Fizeram a parte deles – Não adianta ter visão se não houver ação, visão sem ação não passa de um desejo, muitos tem vontade mas poucos realizam grandes obras.

A sua vida tem que ser mais do que palavras...



Pv 13. 4

O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta.



Eles viram uma necessidade e agiram para resolvê-la, eles não ficaram reclamando.



Eles viram que havia uma necessidade e buscaram uma alternativa.



Ex: Você quer saber quando a igreja vai começar a crescer no tamanho que Deus quer?

Quando tiver 1000 pessoas pra?

Quando tiver 5000 ?

Não! A igreja vai começar a crescer de verdade quando encontrar pessoas que percebam a necessidade do Reino de Deus e junto com a necessidade tragam a solução.



Pastor, aquilo ta sujo, Pastor aquilo ta faltando, fulano não sei não... vai orar por fulano!

Se ofereça para fazer o que está precisando!



Gl 6:2

“levai as cargas uns dos outros e assim, cumprireis a lei de Cristo.”



- O profeta tinha que fazer alguma coisa? estava vendo que estavam apertados e ele não fez nada.



Eliseu respondeu: vá vocês!

Tem muita gente confundindo a função do profeta na igreja.

Profeta não vai cortar madeira, ele já cortou madeira porque ele já foi discípulo, agora o seu trabalho é fazer o machado flutuar.

Profeta só corta madeira quando algum machado precisa flutuar!



Tem pastor infartando no altar porque ao invés de fazer o machado flutuar está cortando madeira.



Como tem gente que gosta de reclamar, infelizmente não fazem nada, quando você vê alguma coisa que precisa ser feita não reclama não, faça.



Veja que eles agiram!

Vamos lá e tomemos cada uma de nós uma viga e construamos um lugar maior.



Ec 9: 10

Tudo que te vier as mãos para fazer, faze-o conforme as tuas forças...



Autoridade – Eles entenderam a importância de se ter o profeta de Deus ao lado, infelizmente um demônio de independência.



O mesmo demônio que entrou em D Pedro I quando ele disse:”independência ou morte”

Brincadeirinha!



Mas isso é algo sério porque os crentes pensam que não tem que prestar contas a ninguém.



Vai onde quer, faz o que quer, fala o que quer... e pensam que no mundo espiritual isso não tem importância.



Ex: Você anda pregando por aí sem falar com seu pastor...

Se você tem um chamado pastoral, a sua colheita será ovelhas que não respeitam sua autoridade.



Você é líder, é obreiro, trabalha para Deus,Deus colocou uma responsabilidade em sua mão e você está fazendo de qualquer jeito?



Jr 48:10

...maldito é o homem que fizer a obra do Senhor relaxadamente...”



2 Cr 20. Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.



Sabe porque muitas vezes você tem quebrado a cara? Tem vivido em lutas terriveis? O diabo tem te oprimido? Sua vida espiritual tem sido essa coisa rasteira, sem crescimento, uma verdadeira montanha russa? Você não tem dado crédito ao profeta que Deus colocou sobra sua vida.



Ele não é um qualquer não, é um homem de Deus e se você não entende isso infelizmente vai sofrer muito.





Quando a tragédia acontece – O machado caiu na água e de repente a obra pára.



A ferramenta perdeu-se a coisa complicou, na vida de muitos, isso tem acontecido, pessoas que antes eram tão ativas na igreja e hoje estão apagadas, faziam tanto e hoje se escondem nos cantos, não querem ser vistos, cobrados, não querem compromisso.



Pessoas feridas e machucadas que pensaram que na igreja iriam encontrar um monte de anjos não os encontraram, pensavam que aqui viveriam um pedaço do céu,



Mas descobriram que o irmão usa papel higiênico igual a você mesmo.

O teu irmão também tem mal álito quando acorda igual a você.



Quem sabe você perdeu o seu machado, a alegria de servir ao Senhor, de ajudar na igreja, de contribuir, de fazer culto doméstico, de comungar com os irmãos, sua ferramenta se perdeu e você se pergunta o que está acontecendo?



Querido seja sincero consigo mesmo, isso não é algo que se perde de um momento para o outro, isso acontece com o passar dos dias a coisa se torna comum, banal, ordinária, insignificante, isso é um perigo,



Vir a igreja não é algo comum, o culto não é algo comum, a mensagem não é algo comum, eu nunca vi um culto ser igual a outro sempre Deus tem algo novo, crie uma expectativa não se acostume com as coisas de Deus isso pode ser perigoso.



Olha o perigo:

Sansão se acostumou ele pecava e depois arrancava as portas da cidade... ele pisava na bola depois feria mil filisteus..., dormia com a prostituta e depois arrebentava com os inimigos... até o dia em que ele procurou suas forças e ela não estava lá, é inevitável.



Onde você perdeu seu machado? Onde ele caiu? Porque você parou de produzir? Quem sabe você tem batido, feito barulho e nada acontece? Seja verdadeiro hoje.



Aonde você perdeu o teu machado? Como você perdeu?

Há um perigo na insensibilidade da perda. AP 2:5 - Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.



Um pedido de socorro: “…Ai, meu senhor! ele era emprestado. E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro. E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou.”



“Ai meu senhor! Era emprestado…” A perda de algo valioso precisa ser lamentada. A perda daquilo que não nos pertence, deve ser chorado, deve haver sensibilidade.



Muitos não têm chorado as suas perdas, de seus instrumentos, dons talentos e ministérios que Deus um dia lhes outorgou e que um dia irão prestar contas.



Joel 2:12-14- Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?



Muitos não têm chorado, mas o Espírito Santo têm se entristecido e lamentado a prática de muitos.



Perderam o machado da alegria, da santidade, do amor ao próximo, da humildade, do serviço, da simplicidade, da pureza, da fé pura e genuína. Perderam o machado da firmeza, da perseverança, do testemunho de crente, do avivamento; e não sentem mais dor, nem remorso, nem arrependimento.



“Ai meu senhor! Era emprestado…”



Mostre ao Espírito Santo onde caiu o machado. “E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro. E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou.



Mostre aonde que você caiu, em que você caiu. Deus irá fazer o milagre da restauração quando você mostrar aonde foi que caiu o teu “machado”.



Se você mostrar aonde foi à queda, o Espírito Santo vai dizer a você: “Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou.” Com a restituição do machado ele continuou a obra que havia sido interrompida por causa da perda.



A casa de Deus necessita ser acabada com o trabalho de nossas mãos e com os dons e ministérios que nos foi outorgado.

Um dia Deus te fará prestar contas de todo o investimento que Ele está fazendo em tua vida.

A nossa vida tem ser operosa na obra de Deus na terra. Se porventura na lida do dia a dia o machado cair nas águas da vida, grite, grite: “Ai meu Senhor, pois era emprestado”.

E o Espírito Santo teu companheiro há de fazer o milagre da restituição daquilo que se perdeu.



O jovem gritou em desespero, ele disse era emprestado, não era meu...

eu tenho de prestar contas, uma hora vou ter de encarar o dono do machado.



Não tem jeito, não vai dar para fugir por muito tempo.

Chega um momento que você vai ter que encarar a sua esposa

O dia do acerto de contas vai chegar...



Ec 12. 14 Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.



6 – Ainda há esperança – O moço foi buscar ajuda com quem podia fazer alguma coisa, amado creia que seu pastor, veja os frutos, veja as obras, Deus tem confirmado, é chato falar isso, mas eu tenho visto muitos irmãos se dando mal e isso dói, pessoas que não pedem conselhos, fazem as coisas e depois nem contam para o pastor pois sabem que não pediram opinião pra fazer a burrada e agora sentem o peso na consciência, mas já é tarde demais.



- Onde caiu o machado? Isso é você que precisa saber.



Pv 28. 13 O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.



Querido tira essa máscara aqui todo mundo é incardido igual a você mas se você não revela quem você é não podemos te ajudar, quando você confessa sua fraqueza esta determinando que quer vencê-la, quando você encobre é porque não quer mudança.



Quando confessamos, estamos nos comprometendo a mudar.



O jovem podia ter fugido, ou enrolado o dono do machado, poderia ter mentido, ou explicado que foi um acidente ele estava trabalhando para Deus, ele poderia ter pensado o machado caiu e acabou,



Não há nada que possa ser feito, é isso que o diabo quer que você pense, nada pode ser feito, desista de buscar ajuda, não incomode o profeta, ele é muito ocupado, você acha que ele vai se preocupar contigo?



Não caia nesta conversa do inimigo, Haveria coisa dificil ou impossivel para Deus? Aquilo que é impossivel para o homem é possivel para Deus.



Levante a sua cabeça e busque ajuda, nada esta perdido, enquanto há vida há esperança.

O jovem sabia exatamente onde tinha caido, ele não escondeu nada rasgou o verbo.



A solução no madeiro - Eliseu cortou um pedaço de pau.



A solução só veio depois que Eliseu cortou um pedaço de madeira...



Ex 15:25

E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces.



At 5:30

O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.



O meu senhor foi pendurado num madeiro para me dar vida, para me tirar de uma vida sem sentido, do vicio, de uma vida de tentativas, da depressão de desespero e derrota, para me fazer uma pastora para esta igreja e para a sua vida,



Deus está somente começando conosco...



Não podemos é ficar só observando nossos machados caírem no rio. Afundando, afundando, afundando...E não fazermos nada...

O discípulo gritou, Se eu precisar gritar eu grito!



Dê o seu grito de socorro esta manhã!



Eu quero profetizar que o que você perdeu vai começar a flutuar diante dos teus olhos.



O pedaço de pau fala do sacrifício do meu Senhor para que você recupere o seu machado, você vai produzir muito para o reino, hoje o Pai te devolve o teu machado entenda este mistério e tome posse pela fé em o nome do Senhor Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário