Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de agosto de 2010


Andando a segunda Milha...




Mt 5. 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas.

Caminhar a Segunda milha fala de ir além.

Caminhar a segunda milha fala de seguir as orientações do Mestre Jesus...
Lc 17:10Precisamos sair da primeira milha pois a bíblia diz que se fizermos somente aquilo que nos é imposto somos considerados servos inúteis.

Há dois mil anos, no tempo de Império Romano, um oficial poderia obrigar qualquer pessoa a carregar um fardo por uma milha.
Era um direito dos oficiais, e quem se recusasse corria um grande perigo. Assim sendo, caminhar a primeira milha era fazer aquilo que era exigido.
Fazendo uma correlação com os dias de hoje a maioria dos funcionários estão executando somente as funções para que foram contratados. Pouco esforço, pouca criatividade, pouca mudança.
O que recomendo a você é fazer não apenas isso, mas se esforçar para ir além. Quem assume essa atitude de caminhar a milha extra:

• Sonha mais que os outros.

• Arrisca-se mais que os outros.

• Trabalha mais que os outros.

• Conquista mais que os outros.

Um estudo apontou que o Brasil é vice-campeão mundial em dificuldade de encontrar talentos. Existem milhares de vagas para supervisores, gerentes e diretores que não são preenchidas por falta de profissionais capacitados.
Se você sempre faz mais do que esperam, se destacará na multidão.
Está na hora de encarar a milha extra como uma oportunidade e não como um fardo!
“Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas” (Mateus 5.41)
A milha romana media mil passos, cerca de 1478 metros.
Quando Jesus está usando esta expressão é porque está baseada num costume de nações orientais que quando enviavam um emissário de um lugar para o outro requeria-se que um representante local viesse recebê-lo a certa distância.

Aparentemente, um gesto de cortesia, próprio de um anfitrião. O fato é que não significava mera companhia. A cortesia incluía o carregamento das bagagens, o que podia tornar a tarefa extremamente árdua.
A primeira milha era o costume e a obrigação. Era algo estabelecido e que você não tinha como escapar. Mesmo contrariado, aquele que fosse escalado para a missão não poderia fugir de cumprir.

A pergunta é: a segunda milha, proposta por Jesus, seria alternativa? Devemos cumprir nossas obrigações, ou seja, a primeira milha, mas a segunda milha,ficaria a escolha de cada um? Ou a segunda milha, também, é um dever?

Evidentemente, não estamos presos entre 1478 passos ou 2956 passos. A questão que se impõe, não é de metros ou milhas.
O que está posto é a expectativa de Cristo a nosso respeito. Assim, ficamos entre dois modelos: ou somos aqueles que cumprem as suas obrigações, como qualquer dos mortais podem e devem fazê-lo, ou somos aqueles que cumprem o que Jesus ordenou, o que geralmente vai além do comum.

A segunda milha é a superação de alvos. Não basta alcançar determinado objetivo, é preciso ir além. O contexto da passagem é altamente revelador deste conceito.

O alvo de uma pessoa comum é retribuir o que recebeu, na mesma medida (olho por olho, dente por dente). Os filhos do Reino vão além, estão prontos a deixar a túnica e a capa, também.

A segunda milha causa surpresa.Ela surge como algo inesperado. E este é o seu algo mais.

Sabe, o que eu também aprendo, que a relação de causa e efeito precisa ser superada. É isso!

O que se imagina de alguém que seja agredido é o revide imediato. Não para o discípulo de Cristo que absorve a agressão, a ponto de oferecer a outra face.

A palavra de Jesus não deve ser entendida como um estímulo à passividade, muito menos, à violência.

A segunda milha aponta para as reais necessidades.

A segunda milha é reveladora do verdadeiro amor. Justamente, porque exige sacrifício.

Mas deixou-nos o desafio: cada um tome a sua cruz (Mateus 16.24); ou seja, estejamos prontos a caminhar a segunda milha.

Quais as lições que Jesus queria nos ensinar neste texto? Ou qual a nova lei? A antiga era Olho por olho e dente por dente – quem vive esta lei aqui? Vejamos em (Lc 6. 27 a 38)

Primeira Lei – Amar o inimigo – Quem é o inimigo? (satanás?) claro que não.

Viver em sociedade não é facil muitas vezes quem fala mal de você, é aquela pessoa que você ajudou – emprestou dinheiro – socorreu – e qual doi mais um estranho te ofender ou alguém que você criou, alguém que você ama .

Devemos aprender a sofrer injustiça.afronta, agravo,crente que nasceu de novo leva desaforo para casa,sofre injúria, ofensa...

Estevão quando estava sendo apedrejado quais foram as suas palavras?

Ex 23.4 Se encontrares desgarrado o boi do teu inimigo ou o seu jumento, lho reconduzirás. Se vires prostrado debaixo da sua carga o jumento daquele que te aborrece, não o abandonarás, mas ajudá-lo-ás a erguê-lo.

Se alguém te bater na face direita oferece-lhe a outra – (Jesus daria uma ordem impossível de ser cumprida?)

– quantos já levaram um tapa na cara? – talvez você nunca tenha levado e nem nunca levará – mas e quanto a ser ofendido – o que dói mais?

Eu já levei um soco na cara!

Mas, pastora, a senhora estava em pecado, já sei a senhora deve ter feito alguma coisa para essa pessoa!Não!

Sabe, querido, ás vezes Deus vai testar as suas reações!

É que a primeira milha não lhe oferece muitos desafios...

E qual a sua reação a uma simples ofensa?

CHEGOU O TEMPO DE VOCÊ ANDAR A SEGUNDA MILHA...

Josué foi um homem que andou com Moisés, conquistou ao lado de Moisés, ele andou a primeira milha ao lado de Moisés...

Mas Moisés morreu e agora ele teria que andar a segunda milha.

Mas... chega um determinado momento em sua vida que Deus o convida a dar passos mais largos!

Escute:

Você não vai andar a segunda milha sozinho! Jesus prometeu estar contigo todos os dias da tua vida!

LEMBRE-SE:

"Você tem 100% de chances de fracassar em todas as tentativas que não fizer".

Como um fiel representante de Cristo, seja sempre O MELHOR que você puder ser: na escola, no trabalho, na Igreja, em casa, na rua... em todo e qualquer lugar.

Deus está te preparando para andar a segunda milha:

Fazer o bem ao que te aborrece - Geralmente fazemos o bem a quem nos faz o bem ou seja somos educados com quem é educado conosco …, este é o comportamento de qualquer ímpio, o bruxo age assim, um satanista pode agir assim, mas e quanto ao crente? O budista age assim, o espírita age assim...

Pe 25. 21 Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber, porque assim amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça, e o SENHOR te retribuirá.

A única maneira de ser curado é parar de olhar para si mesmo, o crente tem que fazer aos outros o que ele alega que os outros não fazem para ele.

“Se alguém não te cumprimenta o que você tem que fazer? – Se alguém te olha com a cara torta o que você faz? - se alguém não gosta de você qual a sua reação? – Se alguém fofoca algo?

Bendizer o que te maldiz, orar pelo que te calunia... – Imagina que o irmão chega e diz...

Jesus disse “vós sois o sal da terra, sois a luz do mundo.”

Você precisa sair do nível da primeira milha!

A primeira milha é uma obrigação, é uma exigência imposta. Nenhum mérito há em caminhá-la para evitar um mal maior diante da ameaça de punição pela desobediência.

A segunda milha, no entanto, é espontânea e voluntária. Caminhar a primeira milha é cumprir a lei com medo do inferno. Caminhar a segunda milha é a iniciativa de andar além da exigência, mas com o coração feliz, sem mágoa ou rancor.

É a adesão ao plano de Deus por prazer!

sem o constrangimento de estarmos sendo obrigados a fazer isso.

O JOVEM RICO:
O caso do jovem rico ilustra com muita precisão esta situação, pois ele não teve a coragem de atravessar a primeira milha. Foi até o limite e quando Jesus o convidou a andar a Segunda milha, ficou triste e preferiu permanecer na primeira.

Andar a segunda milha é conhecer um novo nível de intimidade e relacionamento com Deus.

Na primeira milha, confessamos e nos arrependemos pelos nossos próprios pecados. Buscamos a santificação para nós mesmos.
Na segunda milha, confessamos e nos arrependemos pelos pecados dos outros, além dos nossos, como fez Daniel:

Dn 9:4-6


“E orei ao Senhor meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teu mandamentos; pecamos, e cometemos iniqüidade, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos; e não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, como também a todo o povo da terra”.

O nível da segunda milha é abençoar quem te amaldiçoa.
1 Pe 3. 9 não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.

Isso significa que com Cristo a sua escolha é a vontade dele,isto é você não tem escolha! É isso mesmo!

Mt 5. 20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.

Andar junto, caminhar lado a lado – para fazer isso muitas vezes temos que renunciar a nossa própria vontade (isso acontece no casamento).

Quem sabe caminhar ao lado daquela pessoa nova convertida, que precisa de alguém como exemplo.

Você que está há mais tempo na presença de Deus, precisa ser exemplo para quem está chegando agora.

Cl 3. 13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

Aceita a imperfeição do teu irmão pois você não é perfeito.

Jesus certa vez disse a multidão que pegou a mulher em adultério “aquele que não tiver pecado ( for perfeito) atira a primeira pedra”.

Faça mais pelo seu irmão, não porque ele mereça, mais porque você gostaria que fizessem assim com você.

caminham a primeira milha...

A Bíblia conta de três mulheres viúvas, Noemi,Órfa e Rute. Viuvez naquela época era sinônimo de rejeição. No caso de Noemi era ainda pior, pois era uma viúva e estrangeira em Moabe.

Noemi estava viúva e seus dois filhos estavam mortos. E pra melhorar um pouquinho, ela tinha duas noras viúvas com ela agora.

Quão terrível não devia ser o sofrimento desta mulher. Ela havia ido para aquela terra em busca de pão. E agora estava só, desamparada. Não havia outra saída para ela a não ser voltar para casa.

Noemi se levantou e decidiu voltar pois ficou sabendo que em sua terra havia pão agora. Quando chega a um certo ponto da caminhada ela para e diz às suas noras:

“Voltem minhas filhas, vão à casa de seus pais. Ficarei bem sozinha, vão... vão...”

Mas elas tinham um laço de amizade com Noemi, que foi fiel até mesmo em momentos muito difíceis. E elas dizem: “certamente voltaremos contigo”.

Aqueles que param na primeira milha

Noemi tinha duas noras, e certamente no inicio da conversa elas estavam muito tristes, emocionadas e posso até dizer atordoadas.

Noemi então traz à luz a realidade que elas enfrentariam ao voltar com ela. Elas agora, seriam as estrangeiras em Belém.

Quando Órfa, uma de suas noras ouve Noemi dizer estas coisas. Mesmo triste, ela pensa em si mesma. Ela não quer caminhar a segunda milha, não quer pagar o preço de voltar com Noemi. “Bem, melhor eu ficar com meus pais, Noemi poderá voltar sozinha.” Foi o que ela pensou.

Rute porém, “se apegou a ela”. E mesmo vendo Órfã ir para a casa de seus pais, permaneceu fiel a sua amizade por Noemi.

Aqueles que caminham a segunda milha...

Rute tinha vários fatores que poderiam fazer com que ela voltasse.

1. Estava sofrendo a morte de seu marido;

2. Ela seria uma viúva estrangeira em Belém de Judá;

3. Órfa havia voltado

Mas o seu coração estava apegado a Noemi. Ela sabia que na caminhada Noemi poderia ferir-se, pois certamente já tinha idade avançada e era mulher. Poderiam abusar de Noemi no caminho. Creio que Rute preocupou-se em deixar alguém que tanto amava correr riscos. Rute sabia que Noemi só queria voltar para casa.

Rute decide caminhar a segunda milha junto a Noemi. E Rute permaneceu junto a ela mesmo em momentos difíceis. Quando Noemi chegou em Belém, o povo sentiu pena do estado de Noemi. E diziam: “esta é Noemi?” Rute enfrentou ao lado dela toda a humilhação, mas foi firme.

Escute:

Orfa voltou para Moabe, ela preferiu voltar do que ter que andar a segunda milha...

Rute decidiu andar a segunda milha...

E eu quero te dizer que a tua recompensa está na segunda milha !

O pão tinha voltado para Belém, e a segunda milha era o lugar da provisão!
A segunda milha foi o lugar onde Rute teve o encontro com seu resgatador! aleluia!

Josué 1:2


“Moisés, meu servo é morto, dispõe-te agora, passa este Jordão...

Deus estava dizendo para Josué: está na hora de você andar a segunda milha, Josué!

Moisés andou a primeira milha...

Muitos falam que Moisés não viu a terra prometida porque ele feriu a rocha e Deus tinha mandado ele tocar.

Mas... Moisés não entrou na terra prometida, porque Deus precisava de um conquistador!

E Josué era esse conquistador!

Moisés foi o homem mais manso que a terra conheceu, Deus falou isso!

Os filhos de Israel estavam sempre aprontando, e Moisés ia lá e intercedia a Deus pelo povo.

Para andar a segunda milha a caminho da terra prometida, Deus precisaria de um conquistador!

Quando Deus disse para Josué ser forte e corajoso, porque Ele já sabia que ele era capaz de se comportar assim.

Escute:

Quando Deus fala alguma coisa a seu respeito é porque ele sabe que você é capaz!

Ah, pastora Josué foi escolhido porque andava com Moisés. Não foi isso!

Josué foi escolhido porque ele era “o homem da vez” de Jeová!

Ei:

Você é o homem da vez de Jeová!

Você é a mulher da vez de Jeová!

Deus está precisando de homens e mulheres dispostos a andar a segunda milha e dizer como Calebe:”Eia, subamos e tomemos posse da terra, porque certamente venceremos!”.

Andar a segunda milha é não desistir do plano de Deus para sua vida.

2 Rs 2:1-14

Eliseu, discípulo de Elias partiu de Gilgal com Elias.

Depois Elias disse que ele iria para Betel.

E Eliseu disse:” tão certo como vive o Senhor, eu não te deixarei!”.

Foi para Jericó...
E chega ao Jordão!

O Jordão é a segunda milha.

Foi difícil, chegar lá...

Foram muitos kilômetros que foram percorridos

Enquanto isso... alguns dos discípulos dos profetas queriam levantar dúvidas se valeria a pena andar a segunda milha e diziam:

“Sabe, que o seu Senhor, Elias será tomado pelo senhor?
Sim , eu sei, calai-vos!

Mas... Ele respondia:”tão certo vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei”.

Escute:

É na segunda milha que a capa vai cair sobre a tua cabeça!

É NA SEGUNDA MILHA QUE A PORÇÃO DOBRADA ESTÁ TE ESPERANDO!

Na primeira milha, Eliseu viu Elias tocar com sua capa no Jordão e o mar se abrir,mas na segunda milha é diferente...
Você não fica olhando acontecer, é você que faz acontecer!

Foi na segunda milha que Eliseu viu o que ele nunca tinha visto antes:
Ele viu um grande redemoinho e uma carruagem de cavalos de fogo levarem Elias.

É na segunda milha que você vai começar a ver aquilo que você nunca viu antes!

DEUS TE ABENÇÕE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário